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O que é preciso saber para montar um negócio, seja ele físico ou online ?

Primeiramente um plano de negócio

Dados que você precisa conhecer para elaborar o planejamento do negócio.

O que é?

Um plano de negócios é ferramenta importante para qualquer empreendedor. Ele está inserido no processo de empreender, que conta com quatro fases:

1. Identificação de oportunidades;
2. Elaboração do plano de negócio;
3. Captação de recursos;
4. Gerenciamento.

Além disso, a ferramenta pode ajudar a manter sua empresa vida ou contribuir para mostrar a viabilidade de um novo negócio e conheça todos os seus benefícios como:

  • Diminuição de incertezas.
  • Ordenação de ideias.
  • Avaliação de viabilidade.
  • Orientação de expansão.
  • Apoio à gestão empresarial.

empreendedor

Dados necessários

Conhecer o ramo de atividade, definir produtos e analisar o local de estabelecimento constituem algumas medidas que o empreendedor tem de levar em consideração na hora de montar o seu negócio.

Conhecer o ramo de atividade

É preciso conhecer alguns dados elementares sobre o ramo em que se pretende atuar e as possibilidades de atuação no segmento (exemplo: confecção é o ramo; pode-se atuar com jeans, malha, linho, público infantil, adulto, feminino).

Conhecer o mercado consumidor

O estudo do mercado consumidor é importante para o empreendimento, pois abrange as informações necessárias para a identificação dos prováveis compradores. O que produzir, de que forma vender, qual o local adequado para a venda, qual a demanda potencial para o produto. Essas são algumas indagações que podem ter respostas mais adequadas quando se conhece o mercado consumidor.

Conhecer o mercado fornecedor

Para iniciar e manter qualquer atividade empresarial, a empresa depende de seus fornecedores (mercado fornecedor). O conhecimento desse mercado se reflete nos resultados pretendidos pela empresa. Mercado fornecedor é aquele que fornece à empresa os equipamentos, máquinas, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento.

Conhecer o mercado concorrente

O mercado concorrente compõe-se das pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes aos que você pretende oferecer. Esse mercado deve ser analisado de maneira que sejam identificados: quem são os concorrentes; quais mercadorias ou serviços oferecem; quais são as vendas efetuadas pelo concorrente; quais os pontos fortes e fracos da concorrência; fidelidade da clientela em relação à concorrência.

Definir produtos a serem fabricados, mercadorias a serem vendidas ou serviços a serem prestados

É preciso conhecer detalhes do seu produto/serviço e oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades de seu mercado. Também é importante definir qual a utilização do seu produto/serviço, qual a embalagem a ser usada, tamanhos oferecidos, cores, sabores etc.

Analisar a localização da empresa

Onde montar o negócio. Essa escolha pode significar a diferença entre o sucesso ou o fracasso de um empreendimento.

Conhecer marketing

Marketing é um conjunto de atividades desenvolvidas pela empresa para que atenda desejos e necessidades de seus clientes. As atividades de marketing podem ser classificadas em áreas básicas, que são traduzidas nos 4 “pes”: Produto, Pontos de Venda, Promoção (Comunicação) e Preço.

Processo operacional

Este item trata do “como fazer”. Devem ser abordadas questões como: que trabalho será feito e quais as fases de fabricação/venda/prestação de serviços; quem fará; com que material; com que equipamento; quando fará. É preciso verificar quem possui conhecimento e experiência no ramo: o empreendedor, um futuro sócio, um profissional contratado etc.

Projeção do volume de produção, de vendas ou de serviços

É prudente que o empreendedor ou empresário considere a necessidade e a procura do mercado consumidor; os tipos de mercadorias ou serviços a serem colocados no mercado; a disponibilidade de pessoal; a capacidade dos recursos materiais – máquinas, instalações; a disponibilidade de recursos financeiros; a disponibilidade de matéria-prima, mercadorias, embalagens e outros materiais necessários.

Projeção da necessidade de pessoal

Identifique o número de pessoas necessárias para o tipo de trabalho e que qualificação elas deverão ter.

Análise financeira

É necessário fazer uma estimativa do resultado da empresa, a partir de dados projetados, bem como uma projeção do capital necessário para começar o negócio, pois há de fazer investimento em local, equipamentos, materiais e despesas diversas, para instalação e funcionamento inicial da empresa.

 

Fonte: Portal Sebrae

 

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Nas linhas abaixo, fale um pouco sobre sua empresa, produtos e serviços, para que possamos, orientar um investimento mais adequado, à sua necessidade e realidade atual. Quanto mais informações, melhor será a orientação e mais preciso será seu orçamento.


Porque os meus concorrentes tem
Porque o atual está ultrapassado
Para tornar minha marca/empresa conhecida
Para atrair clientes em potencial
Para me relacionar e tirar dúvidas dos clientes
Para ser uma pré venda dos produtos/serviços full time

SIM
NÃO

R$ 1.000,00
R$ 1.000,00 - R$ 3.000,00
R$ 5.000,00
Quanto for necessário para aumentar meus lucros

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